terça-feira, 28 de outubro de 2008

O DESRESPEITO HUMANO

Atualmente, é possível perceber as atitudes de desrespeito que o ser humano é capaz de praticar, seja em relação a outro ser humano, ou em relação à natureza. Sabemos também que o mundo e tudo que nele há é comandado e dirigido por nós. Logicamente, se não cuidamos daquilo que nos pertence, não há outro, se não nós mesmos, a serem prejudicados.

Esses desrespeitos, na maioria das vezes, são causados por motivos extremamente banais. Tais motivos, muitas vezes não passam de preguiça, avareza e inconseqüência.
Preguiça, porque alguns cidadãos preferem jogar seus restos inutilizáveis nas valas e “riozinhos” que ficam em frente as suas casas, do que andar alguns metros a mais e jogar no local correto, a lixeira. Avareza por parte dos governantes, pois preferem gastar o dinheiro publico em seus carros e casas milionárias do que em estações de tratamento de lixo e esgoto. E por fim, a inconseqüência, porque qualquer um que age sem pensar no que resultará suas atitudes e escolhas daqui a alguns anos, é extremamente irresponsável e responsável pelos danos e impactos causados pelos lixos e restos atirados nos mares e rios.

Como se não bastasse, o ser humano se revela um ser muito egoísta, porque até na hora de preservar o planeta, se pensa muito em si. Nos slogans e jargões populares sobre o amor ao planeta, muito se ouve “cuide porque um dia voltará pra você” ou “não jogue lixo no chão, porque quando tiverem as enchentes, você será diretamente atingido”. Mas não é possível que uma mínima porção não pense nos impactos aos animais, aos peixes, e ao ambiente do planeta e seus animais. Não é mentira, realmente a poluição dos mares e rios afeta diretamente os seres humanos, mas também afeta a vida e a biodiversidade de nosso planeta.

Alguns desses lixos que chegam aos mares, são resultados da poluição de carros e industrias, que ao emitirem suas fumaças negras, tornam a chuva tóxica e imprópria. Como o local de escoamento da água é o mar, o fim dessas chuvas é sempre o oceano. Além disso, as empresas petrolíferas também despejam milhões de litro de seu precioso petróleo nos oceanos. Há também o lixo doméstico, despejado nos mares através do pobre sistema de esgoto do nosso planeta. E a pior parte, é que alguns desses lixos são inorgânicos e não se decompõem no mar, tornando-se praticamente eternos poluentes. E além do mais, independente das formas como são poluídos, nossos oceanos tem sido atingido por essas bombas, que já tem causado um grande impacto no ecossistema mas ainda não tem preocupado tanto as pessoas. Porém, por mais que demore algumas décadas, um dia certamente explodirão e com certeza irão afetar as próximas gerações.

Por isso, é preciso tomar cuidado e investir de fato nessa área da sociedade. Investir na divulgação de formas de tratamento do lixo e esgoto familiar, através dos meios de comunicação e das estratégias publicitárias. E também em estações de tratamento de lixo, não em terrenos vazios onde eles são despejados sem perspectiva de futuro. Não podemos também culpar só as autoridades, mas precisamos nos conscientizar de que essa mudança tem que partir de nós, começando com pequenas atitudes que em um futuro próximo impedirão que grandes e terríveis conseqüências aconteçam com nosso planeta.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boooaaa!

As pessoas precisam mesmo de mais consciencia ecológica...
E pior é q nem é tão dificil cuidar do meio ambiente, né?!

Falta é educação! (:

Unknown disse...

éeeeeeeh !
iih as vezes por preguiçaaa né ?!
várias coisas podem acontecer, porque alguem tava com preguiçaa de levantaar e jogar o papelziinho no lixo e taal --' , ..
-
amoor, o texto fico muito bom :)

Fabio Junior disse...

265749241

Anônimo disse...

gosteiiiiiii
muito criativo, escreve muito bem
beijo

Unknown disse...

Educação Ambiental...uma questão díficil?!
Às vezes me pergunto se é justo cobrar uma educação ambiental de uma pessoa q nem pesperctiva de vida ela tem ...
Vida miserável ...esgoto batento na porta ..água suja,lixo no valão..e a próxima geração vai crescendo no imundo que é seu "mundinho" ...onde fica a esperança de um mundo melhor ?Se nós naum somo melhores! Onde só se vê o capitalismo selvagem..um passando por cima do outro ...Sabe ainda tem o outro lado,onde a pessoa de renda maior ..vai se preocupar com o planeta por quê? Já ta com a vida ganha mesmo ..Mas na minha opnião todos já ouviram falar de como não poluir o planeta ...todos tem essa preocupação..mas naum a exercem ..a teoria é linda ...mas a prática ..rsrs ..só rindo para naum chorar...Eu assumo tem dias que não me preocupo..ex: eu não separo os lixos..como deveria fazer para a reciclagem ..nos EUA as pessoas já foram educadas a terem lixeiras próprias para metal,plástico,papel e vidro,em suas próprias casas...e nós brasileiros?rs
Deixa na teoria mesmo,pq na prática dá trabalho ...infelizmente essa é nossa realidade !

Beijos!

Unknown disse...

oooooooolha , belo estudante de comunicação sociial .. um dia serei assim também ! hahaha
adoreei os textoos ^^